quarta-feira, 20 de junho de 2012

Homenagem aos Campeões Cariocas de 1933

pesquisa de Claudio Falcão

No ano de 1933 o então Botafogo F.C. conquistou os campeonatos cariocas de atletismo (pela AMEA), de basquetebol (pela AMB), de esgrima (pela FCE) e de futebol (pela AMEA). Assim o Jornal do Brasil publicou notas acerca do convite da Diretoria do Glorioso aos atletas, autoridades do esporte carioca e cronistas esportivos, bem como aos associados, estes mediante inscrição, para um almoço em homenagem aos campeões. Veja o leitor a transcrição fiel desses convites, adiante reproduzidos, tendo sido respeitada a grafia então utilizada. 

O Botafogo vai homenagear os campeões cariocas
de football, basket-ball, atletismo e esgrima

A Diretoria do Botafogo F.C. em sua última reunião, resolveu homenagear condignamente os seus valorosos amadores que venceram os campeonatos cariocas de Atletismo, basket-ball e football, sob a direção da gloriosa Associação Metropolitana de Esportes Atléticos e o de todas as armas da Federação Carioca de Esgrima. Depois de ressaltados os feitos dos seus campeões, decidiu promover, em honra deles, um grande almoço, que se realizará às 12 horas e 30 minutos do próximo dia (...) de janeiro, na sede social”.

Obs.: No exemplar consultado o último parágrafo está ilegível.

[Fonte: Jornal do Brasil, 5ª feira, 28/12/1933, pág. 22.]

BOTAFOGO F. CLUB
FOI TRANSFERIDO O ALMOÇO EM HOMENAGEM AOS CAMPEÕES

A Diretoria do Botafogo F.C. comunica que foi obrigada a transferir para o dia 14 do corrente, domingo, o almoço que em homenagem aos valorosos amadores, campeões deste ano, se realizaria no dia 7, pela circunstancia de que, neste dia, os referidos amadores participarão do primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, enfrentando a representação do Estado do Rio, em Niterói”.

[Fonte: Jornal do Brasil, sábado, 06/01/1934, pág. 16.]

HOMENAGEM AOS CAMPEÕES CARIOCAS DE 1933

A diretoria do Botafogo F.C. oferecerá, hoje, às 12 horas e 30 minutos, um almoço aos seus valorosos amadores que venceram os campeonatos cariocas de atletismo, basket-ball e football, e o de todas as armas da Federação Carioca de Esgrima, solicitando, para esse fim, o comparecimento de todos os atletas componentes desses referidos quadros e também de seus amadores tenistas.

Para essa reunião foram expedidos convites especiais aos cronistas esportivos, autoridades do esporte carioca, além dos homenageados”.

[Fonte: Jornal do Brasil, domingo, 14/01/1934, pág. 22.]

HOMENAGENDO OS CAMPEÕES DE 1933
O ALMOÇO DE HOJE NO BOTAFOGO F.C.

A diretoria do Botafogo F.C. oferecerá, hoje, domingo, dia 14, às 12 horas e 30 minutos, um almoço aos seus valorosos amadores que venceram os campeonatos de atletismo, basket-ball e foot-ball, promovidos pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos e o de todas as armas da Federação Carioca de Esgrima, solicitando para esse fim, o comparecimento de todos os atletas componentes desses referidos quadros e também de seus amadores tenistas.

Para essa reunião foram expedidos convites especiais aos cronistas esportivos, autoridades do esporte carioca, além dos homenageados.

Os associados do club, que desejarem tomar parte nesse almoço, podem deixar suas inscrições na gerência, até a véspera”.

[Fonte: Jornal do Brasil, domingo, 14/01/1934, pág. 22.]

Obs.: No mesmo dia foram publicadas pelo JB duas notas acerca do mesmo evento.

Também o periódico 'O Paiz' publicou semelhante notícia. Veja a seguir:

O BOTAFOGO HOMENAGEIA SEUS CAMPEÕES

O Botafogo F.C. offerecerá, hoje, às 12 ½ horas, aos seus amadores que venceram os campeonatos de basket-ball e football, promovidos pela Associação Metropolitana de Sports (sic) Athleticos e o de todas as armas da Federação Carioca de Esgrima, uma reunião solicitando para esse fim o comparecimento de todos os athletas componentes desses referidos quadros e também de seus amadores tennistas.

“Para essa reunião foram expedidos convites especiaes aos chronistas sportivos, autoridades do sport carioca, além dos homenageados”.

[Fonte: O Paiz, domingo, 14/01/1934, pág. 7.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário