quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pascoal, Ex-Atacante Botafoguense

pesquisa de Pedro Varanda; colaboração: Claudio Falcão


Pascoal (Paschoal) de Gregório nasceu a 10 de março de 1913. Era atacante e veio do Canto do Rio F.C. para o Botafogo em 1937. De 1937 a 1943 atuou em 157 partidas pelo Alvinegro, assinalando 106 gols, constituindo-se no 18º maior artilheiro da história do Clube.

Estreia de Pascoal no Botafogo:
28/08/1937 – Botafogo 2 x 3 Flamengo-RJ (Amistoso), Laranjeiras.
Gols do Botafogo: Patesko e Carvalho Leite.

Despedida:
18/09/1943 – Botafogo 6 x 4 Bonsucesso-RJ (Campeonato Carioca), São Januário.
Gols do Botafogo: Díaz (2), Bazoni (2), Limoeiro e Pirica.

COMPETIÇÕES  /  JOGOS  /  GOLS
Campeonato Carioca (1937 a 1943): J – 109; G – 74
Torneio Rio-São Paulo (1940): J – 4; G – 4
Torneio Extra (1941): J – 3; G – 1
Torneio Municipal (1938 e 1943): J -12; G – 6
Torneio Relâmpago (1940): J – 1; G – 0
Amistosos (1937 a 1943): J – 28; G – 21
TOTAL: J – 157; G – 106

Título:
Campeão do Torneio Início de 1938, quando em três jogos marcou um gol.

Nota: Ainda disputou mais 9 jogos pelo Torneio Início, entre 1939 e 1943, não assinalando gol.

Pascoal deixou o Botafogo no final de 1943, retornando ao Canto do Rio F.C., tendo falecido em Niterói (RJ) a 06 de dezembro de 1948, com apenas 35 anos de idade.

[Fontes: A Noite, Diário da Noite, Diário de Notícias, Jornal dos Sports, O Jornal, Boletim do Botafogo F.R. e O Futebol no Botafogo (1904-1950).]

10 comentários:

  1. Paschoal de Gregório era meu tio avô, irmão de minha avó paterna e filho de um casal de italianos. Complementei a página dele no Wikipedia, vejam: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoal_de_Greg%C3%B3rio),

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, alô, Niterói!
      Visitei a página de Paschoal de Gregório na Wikipédia.
      Está muito bem elaborada, sem dúvida.
      Sugiro apenas que você retifique o número de partidas que o antigo jogador teria disputado pelo Botafogo, pois em vez de 614 jogos, como lá está, ele atuou em 159 partidas pelo Glorioso (e mais 12 pelo Torneio Início, entre 1938 e 1943), segundo minuciosa pesquisa do Pedro Varanda, o craque das estatísticas sobre o Botafogo.
      Imagino que tenha sido algum erro na digitação, pois se Paschoal tivesse 614 jogos pelo Alvinegro carioca, teria atuado mais partidas que o próprio Garrincha, que é o segundo futebolista que mais jogou pelo Botafogo.

      Saudações esportivas!

      Excluir
  2. Ok! O erro já foi corrigido. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos, vejam se vocês podem me ajudar. Eu tenho uma foto em preto & branco do meu tio na infância, em que ele está alinhado com um time de futebol com camisa semelhante a do Flamengo. Essa foto deve ter sido feita por volta de 1925, quando ele teria uns 12 anos de idade. O emblema na camisa do time tem as letras "S", "C" e "F", sobrepostas. Não sei se essa é a ordem correta da sigla do time. Eu acho que o clube é o Sport Club Fluminense (http://cacellain.com.br/blog/?p=20211), mas não tenho certeza disso.
    Você teriam como me ajudar a fazer essa descoberta?
    Eu poderia enviar a foto, sem problemas.
    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Niterói. Bom dia!
      Fiz uma rápida pesquisa e encontrei uma imagem de 1914 que você poderá usar para comparação com a sua foto. Veja em:
      http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=116300&pesq=sport%20club%20fluminense
      E também verifiquei uma outra possibilidade para a sigla apresentada, neste link:
      http://rsssfbrasil.com/miscellaneous/rj1912clubs.htm
      Trata-se do Sport Football Club, em 1912, também de Niterói.
      Pena não fazerem referência às cores do clube.
      E caso eu venha a encontrar mais alguma informação, entro em contato por aqui.

      Saudações esportivas e Boa Sorte!

      Excluir
  4. Legal esse acervo do jornal O Malho. Não o conhecia.
    O time da infância do meu tio não parece o Sport Club Fluminense, pois as listas da camisa eram na horizontal.
    Como posso fazer para lhes enviar a foto que tenho?
    Na foto digitalizada é difícil ver com clareza o emblema. Só consegui fazer isso com uma lupa na foto original.
    Obrigado!
    Um abraço, Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto.
      Na realidade, O Malho era uma revista semanal.
      Mas caso queira, retorne aqui informando o seu endereço eletrônico, que entro em contato com você.
      Tenho um conhecido que talvez possa reconhecer o uniforme desse clube da sua foto de 1925.

      Saudações esportivas!

      Excluir
  5. Caros, o meu e-mail é: robertocsp@gmail.com
    Obrigado e um abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Roberto, entrarei em contato.

      Saudações esportivas!

      Excluir