quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ciclismo no Botafogo (IV)

pesquisa de Claudio Falcão


Continuando a pesquisar a participação do Botafogo em competições de ciclismo, encontrei uma referência a respeito da prova Rio-Juiz de Fora-Rio, realizada em 05 e 06 de maio de 1945, denominada I Grande Prêmio Cavalli, na qual marcaram presença seis atletas do Glorioso: o afamado Hervy Polo Villon, Arlindo da Silva, Jorge da Silva, José Teixeira Dias, Manoel da Silva e Osvaldo de Almeida.

Foi uma prova em que competiram ciclistas cariocas (além dos alvinegros acima citados, representantes de Andaraí A.C., Ciclo Suburbano Club, A.A. Portuguesa, Rui Barbosa F.C. e C.R. Vasco da Gama), fluminenses (do Moto Sport Santa Cruz), mineiros (da F.M.C.M., de Belo Horizonte e do Tupi F.C., de Juiz de Fora) e paulistas (do S.C. Corinthians Paulista e da S.E. Palmeiras).

A partida, com 42 competidores, e a chegada, ocorreram na Praça Mauá, tendo o ciclista do Glorioso, Jorge da Silva, sido o primeiro a alcançar o posto de controle em Quitandinha (Petrópolis), fazendo jus o Botafogo, por este motivo, a uma taça de prata (Troféu Hotel Quitandinha) e o ciclista a uma medalha de vermeil (prata dourada).

O competidor Rolando Montesi, do Palmeiras, foi o primeiro a chegar a Juiz de Fora, após pedalar por 214 quilômetros, e também o vencedor da prova, no cômputo geral. Etelvino Moreira, do Vasco da Gama, foi o primeiro a chegar de volta ao ponto de partida, na Praça Mauá (Rio de Janeiro).

Principais colocações:
1º – Rolando Montesi (S.E. Palmeiras)
2º – Karl Czernick (S.C. Corinthians Paulista)
3º – José Marques de Azevedo (A.A. Portuguesa)
4º – Joaquim Peixoto (C.R. Vasco da Gama)
5º – Atílio Zertolini (S.E. Palmeiras)

O ciclista botafoguense melhor colocado foi Hervy Polo Villon, que classificou-se em 10° lugar. Em 17º lugar chegou o também alvinegro carioca José Teixeira Dias.

Era diretor da modalidade, no Botafogo, o sr. Izidro Castelá.

[Fonte: Jornal do Brasil, 05 e 08/05/1945.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário