quarta-feira, 24 de junho de 2015

As Estrelas nas Camisas do Futebol Botafoguense

pesquisa de Claudio Falcão

Foi em janeiro de 1981 que o Botafogo adotou, nas camisas do futebol, quatro estrelas douradas acima do seu tradicional escudo com a estrela solitária, as quais simbolizavam o tetracampeonato carioca conquistado em 1932-1933-1934-1935 pela AMEA, Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (os três primeiros anos), entidade oficial que então regia o futebol carioca, filiada à CBD (atual CBF) e pela FMD, Federação Metropolitana de Desportos (o ano de 1935).

Modelos dos dois uniformes e o craque
Mendonça, posando com a camisa alvinegra
(imagens: Revista 'Botafogo' nº 240, maio/1981)

A estreia dessas camisas, que apresentavam também “listras um pouco mais finas que as antigas”, e cujo fabricante à época era a Adidas, ocorreu no Estádio Engenheiro Araripe (Cariacica – ES), em partida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), na qual o Botafogo derrotou a Desportiva Ferroviária por 4 a 0, em 18 de janeiro daquele ano.

Já em março de 2002 foi adotada uma quinta estrela, esta prateada, acima das quatro já mencionadas, marcando a conquista do campeonato brasileiro de 1995. Na ocasião, a fabricante dos uniformes do Glorioso era a Finta.

Rodrigo Fernandes, Almir e Fabiano
(foto: Cezar Loureiro - O Globo, 15/03/2002)

Essas cinco estrelas estiveram presentes nas camisas do Futebol Botafoguense até julho (ou agosto?) de 2003, quanto já nos encontrávamos na disputa do campeonato brasileiro da série B, sendo a seguir retiradas dos nossos uniformes, mantendo-se, tão somente, o tradicionalíssimo e mais belo de todos os escudos, a Estrela Solitária, nas camisas ainda confeccionadas pela Finta.

[Fontes: Revista ‘Botafogo’, nº 240, maio/1981; Jornal do Brasil e O Globo.]

8 comentários:

  1. Nunca gostei destas estrelas que eram colocadas acima do escudo do clube. Em minha avaliação, um clube só poderia ostentar estrela que seja referente a um título mundial, que é a maior conquista que um clube pode alcançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Mauro, as estrelas acabaram por ficarem vulgarizadas nas camisas dos nossos clubes de futebol.
      Acredito que uma estrela dourada, para títulos mundiais e uma estrela prateada, simbolizando títulos continentais, já ficaria de bom tamanho.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Fala merda não Mauro qualquer título de grande Expressão tem que tá na camisa não apenas um torneio de 2 jogos que europeu não liga

      Excluir
    3. Independente da opinião dos nossos leitores e do editor do blog, que brilhe a 'Estrela Solitária' acima de todas as outras!

      Excluir
    4. Então, o botafogo é tri campeão mundial.nao reconhecido pela FIFA, mas foda-se eles.

      Excluir
  2. Só hoje estou lendo a resposta grosseira desse tal de Julio. Respeite as opiniões de terceiros e contra argumente com educação.

    ResponderExcluir
  3. PRA MIM EU GOSTO E FICA BEM BONITA A CAMISA COM ESTRELA AINDA MAS DO BOTAFOGO LEMBRANDO A CONQUISTA DE TITULOS DE 1995 e campeonato estadual .no futuro bota mais ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperar que neste ano conquistemos uma 'nova estrela' para aumentar a nossa constelação!

      Excluir