quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Algumas Formações do Botafogo em 1948

pesquisa de Claudio Falcão

O leitor poderá observar que o Clube manteve para o início de 1948 as camisas abotoadas de cima a baixo, introduzidas no ano anterior, passando então para as camisas de malha, pela primeira vez com números às costas, por ocasião da estreia no Campeonato Carioca, e sempre com os calções brancos.

Começamos com a imagem da delegação do Botafogo, posando antes da partida contra o El Litoral (BOL), realizada em La Paz a 11/04/1948, com vitória alvinegra por 3 a 1, gols de Octavio (2) e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Temos adiante a imagem da formação botafoguense que interveio em partida contra o C.R. Flamengo, pelo Torneio Municipal, realizada nas Laranjeiras a 25/04/1948: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Sarno; Adão, Nílton e Juvenal; Calvet, Geninho, Octavio, Oswaldinho e Reynaldo.

Da esquerda para a direita, em pé: Sarno, Oswaldo 'Baliza',
Gérson, Adão, Nílton e Juvenal; agachados: Calvet,
Geninho, Octavio, Oswaldinho e Reynaldo

(imagem: Esporte Ilustrado)

Em 20/06/1948, na despedida do Torneio Municipal, empatamos em 1 a 1 com o Fluminense F.C., em São Januário, gol de Octavio, com a seguinte equipe: Oswaldo ‘Baliza’, Marinho e Nílton Santos; Rubinho, Nílton e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Zezinho, Octavio e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Agora a formação do Botafogo que atuou pelo Torneio Início, realizado a 04/07/1948 em General Severiano: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Sarno; Marinho, Nílton e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Zezinho, Octavio e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Concluímos com a imagem da equipe do Glorioso que a 12/12/1948 conquistou brilhantemente o Campeonato Carioca, derrotando em General Severiano o C.R. Vasco da Gama por 3 a 1, sendo os nossos gols marcados por Paraguaio, Braguinha e Octavio: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octavio e Braguinha.

Da esquerda para a direita, em pé: Gérson, Oswaldo 'Baliza',
Nílton Santos, Rubinho, Ávila e Juvenal; agachados:
Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octavio e Braguinha

(imagem: revista 'O Cruzeiro')

5 comentários:

  1. Bom dia!

    Em 1948, conquistamos a Taça Luis Martin Rivas.

    BOTAFOGO 3 x 1 EL LITORAL
    Data: 11 / 04 / 1948
    Local: La Paz, Bolívia
    Árbitro: Carlos Paredes
    Competição: Taça Luis Martin Rivas
    Gols: Octávio (2), aos 19’ e 85’, Demósthenes, aos 31’ (Botafogo); Capparelli, aos 44’ (El Litoral)
    Botafogo: Oswaldo Baliza (Ary), Fedato e Sarno; Marinho, Ávila (Nílton Santos) e Juvenal; Rosinha (Calvete), Geninho (Zezinho), Octávio, Oswaldinho e Demósthenes (Darci). Técnico: Zezé Moreira
    El Litoral: Gaffuri, Bustamante e Bagu; Goitia, Valencia e Vargas; Algarnaz, Rodríguez (Valdivia), Capparelli, Gutiérrez (Medina, depois Gutiérrez II) e Orgaz. Técnico: ?
    Fontes: Botafogo FR, JS e O Futebol no Botafogo

    Saudações Alvinegras Insulanas

    ResponderExcluir
  2. Boa noite seu Cláudio, moro em Mato Grosso e meu avô já falecido dizia que jogou no glorioso no final da década de 40, seu nome era Fernando Wanderley tem como o senhor confirmar isso pra mim por gentileza, mais precisamente em 1948. Obrigado e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Lamento, mas depois de pesquisas feitas entre os anos de 1945-1950, não encontrei referência ao jogador Fernando Wanderley nas equipes do Botafogo (profissionais, aspirantes e juvenis).
      As pesquisas foram feitas no livro 'O Futebol no Botafogo - 1904-1950', de Alceu Mendes de Oliveira Castro.

      Fique com Deus também!

      Excluir
  3. Olá Cláudio, estava fazendo uma pesquisa sobre os jogos que o Nilton Santos atuou com a camisa do Botafogo e me calhou uma dúvida...

    Acompanho seu trabalho há um tempo e sou bastante grato por toda a sua energia em depor sobre o Botafogo, e sei que você entende muito mais sobre Botafogo do que eu (comecei a acompanhar o clube em 2013)
    Seria possível você dizer sua opinião de quem seria os principais laterais-esquerdos da história do Botafogo? Com exceção dos óbvios como Nilton Santos, Marinho Chagas e Waltencir.

    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael.
      Grato por acompanhar o nosso trabalho e pelos elogios.
      Na minha opinião, o terceiro maior lateral-esquerdo da História do Botafogo foi o pernambucano Rildo da Costa Menezes, que disputou a copa do mundo de 1966 como nosso jogador.
      Sobre ele, acesse aqui: https://datafogo.blogspot.com/2020/03/o-lateral-rildo.html
      Também posso citar Juvenal, que defendeu nossas cores entre 1946 e princípio de 1957, sendo campeão carioca de 1948.
      E sobre ele, leia aqui:
      https://datafogo.blogspot.com/2012/10/juvenal-campeao-carioca-de-1948.html

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir